quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Culpa, desejo e prazer

Olá

Aqui é o Fernando L., acho que todo mundo me conhece.

Estarei entrando no processo de Paradox de duas formas, enquanto apoio técnico (fazer fios, montar cenários e etc.,) e como dançarino/performer/etc.

Me propus a fazer algo depois de conversar com Ledinha e ela me falar sobre a capelinha do prédio. Após essa conversa começaram a surgir idéias, e aqui vou lançá-las.

Pretendo realizar um trabalho envolvendo a culpa, o desejo e prazer na igreja católica. Apesar de ser um pouco vago, percebo que essa tríade está presente no cristianismo de maneira bem intensa. A idéia de pecado acarreta a culpa, e sempre uma dívida a Jesus, que morreu par livrar os pecados do mundo. O desejo deve ser condicionado a Deus, pois o Diabo tá ai pra tentar todo mundo, e o prazer só existe numa vida correta, seguindo as leis de Deus. Como forma de pensar essa tríade estou trazendo um pouco do universo BDSM. O que é BDSM ?

BDSM é um acrônimo para Bondage e Disciplina, Dominação e Submissão, Sadismo e Masoquismo. O BDSM tem o intuito de trazer prazer sexual através da troca erótica de poder, que pode ou não envolver dor, submissão, tortura psicológica, cócegas e outros meios. Por padrão, a prática é provocada pelo(a) Dominador(a) e sentida pelo(a) Submisso(a). Muitas das práticas BDSM são consideradas, num contexto de neutralidade ou não sexual, não agradáveis, indesejadas, ou desvantajosas. Por exemplo, a dor, a prisão, a submissão e até mesmo as cócegas são, geralmente, infligidas nas pessoas contra sua vontade, provocando essas sensações desagradáveis. Contudo, no contexto BSDM, estas práticas são levadas a cabo com o consentimento mútuo entre os participantes, levando-os a desfrutarem mutuamente. O conceito fundamental sobre o qual o BDSM se apóia é que as práticas devem ser SSC (São, Seguro e Consensual). Atividades de BDSM não envolvem necessariamente a penetração mas, de forma geral, o BDSM é uma atividade erótica e as sessões geralmente são permeadas de sexo. Em geral o limite pessoal de cada um não é ultrapassado, apesar de pedir para o dominador parar não adianta pois faz parte, para esse fim é utilizada a SAFEWORD (palavra de segurança)[1] que é pré-estabelecida entre as partes
 Certo?

Lendo um pouquinho a Bíblia e meu manual BDSM encontrei familiaridades muito grande entre as duas ! Logo abaixo poderão ver algumas fotos. Estou trazendo algumas práticas do BDSM por que acho que alguns símbolos e metáforas geradas pela prática me remetem muito a práticas da igreja católica, como penitência, e etc.. Dentro do BDSM trago por tabela também o Body Mod, ou seja, modificações corporais.

Dentro de minha investigações, tenho conseguido uma ou outra coisa que até acho interessante, mas que ainda não tem a sutileza que gostaria de ter. Recolher citações bíblicas radicais é fácil, mas normalmente são de livros da bíblia que muita gente ignora, como levíticos, que proíbe até as pessoas de comerem frutos do mar e apóia a venda de escravos. Vamos ver?

Levítico 11:1 Falou o Senhor a Moisés e a Arão, dizendo-lhes:
Levítico 11:2 Dizei aos filhos de Israel: Estes são os animais que podereis comer dentre todos os animais que há sobre a terra:
Levítico 11:3 dentre os animais, todo o que tem a unha fendida, de sorte que se divide em duas, o que rumina, esse podereis comer.
Levítico 11:4 Os seguintes, contudo, não comereis, dentre os que ruminam e dentre os que têm a unha fendida: o camelo, porque rumina mas não tem a unha fendida, esse vos será imundo;
Levítico 11:5 o querogrilo, porque rumina mas não tem a unha fendida, esse vos será imundo;
Levítico 11:6 a lebre, porque rumina mas não tem a unha fendida, essa vos será imunda;
Levítico 11:7 e o porco, porque tem a unha fendida, de sorte que se divide em duas, mas não rumina, esse vos será imundo.
Levítico 11:8 Da sua carne não comereis, nem tocareis nos seus cadáveres; esses vos serão imundos.
Levítico 11:9 Estes são os que podereis comer de todos os que há nas águas: todo o que tem barbatanas e escamas, nas águas, nos mares e nos rios, esse podereis comer.
Levítico 11:10 Mas todo o que não tem barbatanas, nem escamas, nos mares e nos rios, todo réptil das águas, e todos os animais que vivem nas águas, estes vos serão abomináveis,
Levítico 11:11 tê-los-eis em abominação; da sua carne não comereis, e abominareis os seus cadáveres.
Levítico 11:12 Tudo o que não tem barbatanas nem escamas, nas águas, será para vós abominável.
Doido né? hehe

Enfim...

Uma obra que me motiva muito é a do escultor barroco Lorenzo Bernini e chama-se "O êxtase de Santa Teresa".

“A dor foi tão grande que gritei; mas ao mesmo tempo senti uma doçura tão infinita que desejei que a dor durasse para sempre.”

A frase acima é de algum dos escritos que ela deixou, deu pra sentir a pegada sadomaso da Santa né ?

Enfim, venho realizando algumas experiências com cera de velas e agulhas. Se você for um fracote que adora comer bife mas não suporta ver a vaquinha morrendo, melhor pensar duas vezes antes de ver as fotos.











É isso =]

Um comentário: